São José une forças em blitz de 18 anos da Lei Seca

São José dos Campos, por meio do programa EducaMob, participou nesta sexta-feira de uma ação integrada de fiscalização e conscientização realizada no km 149 da marginal da Rodovia Presidente Dutra.

Com o objetivo de celebrar os 18 anos da Lei Seca, a iniciativa uniu o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os agentes de Mobilidade Urbana da cidade e a Concessionária RioSP para fortalecer a segurança viária e consolidar o compromisso coletivo com a preservação de vidas.

Mais de 60 veículos foram abordados e fiscalizados durante a blitz.

Educação e fiscalização

A blitz educativa e preventiva teve como principal objetivo reforçar a importância da combinação entre fiscalização, educação e responsabilidade no trânsito.

As equipes focaram na conscientização direta dos condutores sobre os riscos reais da mistura entre álcool e direção.

Durante a abordagem, os motoristas receberam orientações sobre direção segura e passaram pela fiscalização de rotina, que incluiu testes do etilômetro (bafômetro).

A iniciativa destacou que a prudência ao volante protege não apenas o condutor, mas todos os usuários das vias.

Reflexo nas ruas

O diálogo direto com quem circula diariamente pelas vias reforça a importância das ações preventivas para a construção de um trânsito mais seguro e humano.

Motorista de aplicativo há três anos, Izilene Costa, que tem 40 anos e mora na região leste, contou que participou pela primeira vez de uma blitz conjunta entre os órgãos. 

Para ela, a ação também teve um caráter educativo.

“Comigo está tudo em dia. Achei bacana esta iniciativa de não apenas fazer a abordagem de rotina, mas também trazer a parte de educação no trânsito”.

A motorista de aplicativo Izilene Costa destacou a importância da educação no trânsito| Foto: Divulgação

Lei Seca

Criada em 2008, a Lei Seca (Lei 11.705/2008), tornou-se um dos principais instrumentos de preservação de vidas no trânsito brasileiro.

Ao completar 18 anos, a legislação segue como referência nas ações de segurança viária em todo o país, consolidando a necessidade de atitudes conscientes por parte de todos os motoristas.

A força-tarefa conjunta reafirma o compromisso dos órgãos envolvidos com a mobilidade segura, mostrando que o trabalho integrado entre o município, o Estado, as forças federais e a iniciativa privada é a ferramenta mais eficaz no combate à imprudência nas ruas e rodovias.