Em 2025, São José dos Campos deu passos históricos rumo à neutralidade de carbono, consolidando-se como um dos municípios brasileiros mais avançados na agenda climática e ambiental.
Somadas, essas políticas públicas constroem um modelo de cidade que alia crescimento urbano, ação climática, preservação ambiental e qualidade de vida, posicionando São José dos Campos como referência nacional em desenvolvimento urbano sustentável.
Confira os principais destaques de 2025:
1. Cidade Carbono Neutro
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o município apresentou diretrizes estruturantes para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a ampliação de sumidouros naturais de carbono e a adoção de estratégias de adaptação às mudanças climáticas, integrando ciência, planejamento urbano e políticas públicas alinhadas à Agenda 2030 e a compromissos internacionais.
Essa trajetória ganhou projeção nacional e internacional com o fortalecimento do programa Cidade Carbono Neutro, apresentado em fóruns estratégicos, como a COP30, em Belém (PA), e incorporado ao planejamento de longo prazo da administração municipal.
2. Arborização urbana e reconhecimento internacional
O protagonismo ambiental de São José dos Campos também se refletiu na escolha do município como sede do CBAU 2025 (Congresso Brasileiro de Arborização Urbana), um dos maiores eventos do país dedicados à infraestrutura verde e à sustentabilidade urbana.
A escolha não foi por acaso: a cidade é referência nacional em gestão do patrimônio arbóreo e, em 2025, recebeu pelo sexto ano consecutivo o selo internacional do programa Tree Cities of the World, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) em parceria com a Fundação Arbor Day.
O reconhecimento reforça a excelência das políticas de arborização urbana, do manejo ambiental e do planejamento ecológico adotados no município, consolidando São José dos Campos como polo técnico e institucional para o debate climático e ambiental no Brasil.
3. Soluções baseadas na natureza
Paralelamente às políticas climáticas, a Prefeitura avançou em urbanismo sustentável e qualificação dos espaços públicos, com destaque para a entrega do Espaço Verão, na Praça Luiz Gonzaga Ribeiro, no Jardim Morumbi.
O novo equipamento urbano alia lazer e acessibilidade a soluções baseadas na natureza, como jardins de chuva e aumento da permeabilidade do solo, contribuindo para a redução dos impactos das chuvas e o fortalecimento da convivência comunitária.
O projeto tornou-se referência em infraestrutura verde e foi apresentado em eventos técnicos, como a Semana da Água, reforçando a integração entre planejamento urbano, drenagem sustentável e gestão ambiental.
4. Planejamento participativo
Ao longo do ano, São José dos Campos também aprofundou a gestão participativa no processo de modernização nas principais políticas públicas de ordenamento territorial, com a realização de audiências públicas para a revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo, início da elaboração do Plano de Gestão Distrital de São Francisco Xavier, além da atualização de instrumentos legais voltados à sustentabilidade do ambiente construído.
5. Certificações ambientais
Esse conjunto de ações foi reconhecido em indicadores estaduais e internacionais, como o destaque no Programa Município VerdeAzul e a obtenção da certificação ISO 37125 com classificação platina, baseada em 133 indicadores ESG.
O reconhecimento ampliou o conjunto de certificações já obtidas em 2022, quando o município recebeu a certificação das normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, voltadas para indicadores de cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes.
Em 2023 e 2024, o município foi recertificado conforme as diretrizes da ABNT, que exigem a manutenção anual mediante avaliação contínua de desempenho.
Em 2025, após um novo e rigoroso processo de auditoria, São José dos Campos manteve a classificação platina, o nível mais elevado, nas três normas, reafirmando seu compromisso com a excelência, a transparência e o desenvolvimento sustentável.
6. Construção verde
Desde 2022, São José dos Campos vem inovando ao adotar o conceito de construção verde e sustentável como política pública. Em 2025, o município avançou ainda mais ao atualizar e modernizar o Manual de Sustentabilidade do Ambiente Construído, incorporando diretrizes voltadas a obras de baixo impacto ambiental e à neutralidade de carbono.
Com essa iniciativa, São José dos Campos tornou-se a primeira cidade da América Latina a institucionalizar esse modelo de desenvolvimento sustentável no setor da construção civil.
