A Urbanizadora Municipal (Urbam) realizou, nesta segunda-feira (15), a primeira coleta de materiais do programa Vidro Vira Vidro. A ação recolheu cerca de 2.400 kg de vidro nas 14 unidades de ecopontos que já estavam em operação no município.
O resultado desta primeira coleta representa um ganho ambiental significativo. Ao ser destinado corretamente para a reciclagem, o material é totalmente reintegrado à cadeia produtiva, fortalecendo a economia circular. Como o vidro é 100% reciclável e pode ser aproveitado sem perda de qualidade, ele passa novamente a fazer o papel de matéria-prima, poupando recursos naturais e fechando o ciclo de consumo.
Atualmente, São José dos Campos conta com 21 unidades instaladas. Cada ecoponto possui capacidade para armazenar até 3m³ de vidro. Para garantir a eficiência da logística, as equipes da Urbam realizam vistorias periódicas para monitorar o volume armazenado e programar o recolhimento.
Educação Ambiental
O sucesso do programa também passa pela conscientização. O Vidro Vira Vidro começa com a atuação das equipes de educação ambiental da Urbam, que desenvolvem ações junto a comerciantes e moradores do entorno dos contentores.
O objetivo é incentivar a adesão ao novo modelo e garantir o descarte correto, separando o vidro do lixo comum.

Equipes atuam na conscientização de munícipes e comerciantes | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Novos Pontos de Coleta
A rede de coleta exclusiva para vidros segue em expansão. No dia 12 de dezembro, a região sul foi contemplada com 7 novos ecopontos. Confira os endereços:
- Avenida Andrômeda (Pista Centro) – Bosque dos Eucaliptos
- Avenida Andrômeda (Pista Bairro) – Jardim Satélite
- Avenida Andrômeda – Jardim Satélite
- Rua Benedito Domingues de Oliveira – Jardim Morumbi
- Rua Benedito Bento – Jardim Morumbi
- Avenida Bacabal – Parque Industrial
- Avenida Cidade Jardim – Residencial Cidade Jardim
Próximas Instalações
A ampliação continua nesta semana. Nesta sexta-feira (19), serão instalados outros quatro pontos:
- Região Norte: Praça Monsenhor Luiz Cavalheiro e Avenida Pico das Agulhas Negras.
- Região Sudeste: PEV do DCTA e Avenida São Jerônimo.
