Equipe de ginástica rítmica de São José se prepara para o Nacional

A recente medalha de prata conquistada pelo Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica, no último fim de semana, mostrou ao público que a modalidade se expandiu no país e inspira jovens talentos. E em São José dos Campos a base segue forte, com a equipe da Prefeitura que integra o programa Atleta Cidadão em grande fase e que já se prepara para disputar o Torneio Nacional, marcado para novembro, em Aparecida (SP).

Nos últimos meses, as atletas joseenses vêm acumulando conquistas importantes. Nos Jogos Regionais 2025, realizados em São José, a equipe foi campeã geral da modalidade, com destaques para o ouro no Conjunto 5 Arcos, formado por Isadora Constantino, Eloah Miyazaki, Rafaella Cunha, Fernanda Prudente e Laura Praça, e para o título no Trio 3 Arcos, conquistado por Amanda Custodio, Marcela Barbosa e Bárbara Braga.

Apresentação do conjunto São José/Atleta Cidadão no Regional de Ginástica Rítmica | Foto: Adriano Bissoli/Divulgação

O bom desempenho também foi confirmado no Torneio Regional de Ginástica Rítmica, em julho deste ano, nas cidades de Vitória (ES) e Rio de Janeiro, que garantiu a classificação para o Nacional. O conjunto infantil de mãos livres, com Anita Togni Chamilet, Luana Sofiatti Dalmarco, Giovanna Coregliano, Isabela Mendes de Barros Santos, Maria Julia Peixoto Mota e Mariah Moraes Melo, ficou em terceiro lugar. Já o trio infantil de fita, com Lorena Fonseca dos Reis, Catarina Machado Janzkovski de Carvalho e Aline Hiromy Nakauti, sagrou-se campeão.

Nos resultados individuais, Lorena Fonseca dos Reis conquistou o título de Campeã Geral Infantil, Catarina Machado Janzkovski de Carvalho ficou em 3º lugar geral na mesma categoria e, no juvenil, Rafaella Cunha terminou em 4º lugar geral.

Catarina, Aline e Lorena no lugar mais alto do pódio. Trio conquistou o ouro no Regional de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro | Foto: PMSJC

Realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica, o Torneio Nacional é a principal competição da agenda das categorias de base e acontece em 5 etapas regionais. As etapas classificam as 4 melhores atletas individuais, os 3 melhores conjuntos e os 3 melhores trios, de acordo com as respectivas categorias e níveis.

Antes do Nacional, a equipe terá como desafio a 2ª fase da Copa São Paulo, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro (categorias pré-infantil e infantil) e nos dias 27 e 28 (juvenil e adulto), além do Campeonato Estadual de Conjuntos que será realizado em São José dos Campos no dia 25 de Outubro.