Aplicação da nova vacina contra dengue tem início em São José dos Campos

A vacinação contra a dengue com a Butantan-DV para profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal começou em São José dos Campos nesta terça-feira (10).

A etapa inicial da estratégia prioriza os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), profissionais fundamentais no enfrentamento às arboviroses, e está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde atuam.

Representando os ACEs, Elvira Tamarozzi foi a primeira imunizada. A aplicação aconteceu na UBS Resolve Jardim da Granja, região sudeste da cidade.

“É um novo momento de enfrentamento à doença. Vamos manter nossas atividades de combate ao mosquito, e ganhamos este importante reforço”, destacou Elvira.


Elvira exibe a caderneta de vacinação após receber a dose | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Para o ACS William Roldan, a proteção aumenta a confiança para desempenhar as funções.

“Me sinto honrado em participar deste dia histórico. Agora, sei que estou seguro para continuar visitando os pacientes e cuidar da comunidade”, disse.


Sorridente, William faz sinal de positivo durante a aplicação | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a imunização será ampliada gradualmente para os demais trabalhadores da Atenção Primária após o atendimento dos agentes, de acordo com a disponibilidade de doses e o cronograma por faixa etária.

Sobre a vacina

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina se destaca por ser a primeira do mundo administrada em dose única, oferecendo proteção contra os quatro tipos do vírus.

Autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas entre 12 e 59 anos, o imunizante apresentou, em estudos clínicos, elevada efetividade, com redução de aproximadamente 75% dos casos da doença, proteção superior a 90% contra quadros graves e 100% contra hospitalizações.

No total, São José dos Campos recebeu 1.161 doses. As vacinas aplicadas pela Prefeitura são enviadas pelos governos Estadual e Federal. A aquisição e distribuição dos imunizantes são de responsabilidade do Governo Federal, que envia ao Estado, e este repassa aos municípios.


Vacina Butantan-DV, ao lado do diluente | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Conscientização

A Prefeitura reforça a importância da vacinação como medida fundamental de proteção individual e coletiva.

A vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível nas UBSs da cidade desde maio de 2024.

O esquema vacinal recomendado é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. As coberturas estão abaixo da meta: 29,03% para a primeira e 12,09% para a segunda.

Os pais e responsáveis podem levar os jovens para se vacinar em qualquer UBS do município, não apenas na unidade de referência. Os endereços, telefones e horários de funcionamento constam para acesso no site da Prefeitura.

A plataforma digital Vacina Rápida, no site e no aplicativo Saúde na Mão, mostra o estoque de doses e o tempo médio de espera em cada unidade para auxiliar na escolha da mais conveniente.


Unidades estão abertas de segunda a sexta-feira para vacinação | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Todos contra a dengue

Com base nos dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura avalia e ajusta as medidas adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região.

Além das atividades diárias, o enfrentamento à dengue é intensificado com uso de drones, carro antidengue e utilização de tablets pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Toda semana, a Operação Casa Limpa visita diferentes bairros, recolhendo objetos que podem acumular água.

Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. Por isso, é fundamental que os moradores redobrem os cuidados dentro de casa, como evitar o uso de pratinhos embaixo das plantas e manter bem tampados os reservatórios e caixas-d’água, e sejam cordiais com os agentes, deixando-os entrar para verificar os possíveis criadouros. Eles estão atuando para garantir a saúde de todos.

Em caso de dúvidas sobre a identificação, os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura. Os registros também podem ser consultados online, a partir do nome ou matrícula.

Confira mais informações sobre a campanha e ao identificar qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).