Formatura do Proerd reúne mais de 800 estudantes no PIT

A manhã e a tarde desta quarta-feira (3) foram de festa, aprendizado e emoção no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) , durante a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizada pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Polícia Militar.

Ao todo, mais de 800 estudantes participaram da cerimônia, que marcou a conclusão das atividades do programa nas escolas da cidade.

O evento contou com a presença de familiares, professores, gestores escolares e oficiais da Polícia Militar. A cerimônia foi conduzida pelo tenente-coronel PM Edmilson Mendes Ribeiro, comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar do Interior e, representando cada turma, um aluno e um professor subiram ao palco para receber a medalha simbólica, como reconhecimento pela participação e empenho durante os quatro meses de atividade.

Neste semestre, receberam o certificado de conclusão as seguintes unidades municipais: Emefi Profª Maria Nazareth M. Veronese, Emefi Profª Maria Augusta Moreira da Costa, Emefi Profª Elizabete de Paula Honorato e Emefi Profª Júlia Bernardes Rodrigues.


Cerimônia emocionou alunos, familiares e professores durante a conclusão das atividades do Proerd | Foto/PMSJC 

“Proerd, é o programa…”

Durante o evento, os estudantes entoaram a canção do Proerd, fizeram o juramento e celebraram o encerramento de um ciclo de conscientização, reflexão e construção de valores.

Jasmine Costa, estudante da Emefi Profª Maria Nazareth M. Veronese, descreveu o momento com brilho nos olhos.

“O Proerd é fundamental para as crianças, faz a gente ficar longe das drogas e da violência. Foi uma experiência incrível e importante para o meu desempenho”, contou.


Jasmine vivenciou sua primeira grande solenidade escolar | Foto/PMSJC 

O colega de escola, Lucas Miguel, afirmou que vai levar os aprendizados para a vida toda. “Foi legal, aprendemos também muitas coisas sobre bullying e saber dizer não”, destacou.


Lucas exibe com orgulho seu certificado de conclusão do programa | Foto/PMSJC

Cidadania e prevenção

Criado em 1983 nos Estados Unidos, o Proerd chegou ao Brasil em 1992. Em São José, funciona há cerca de 24 anos e é reconhecido pela contribuição na formação cidadã dos alunos, com foco na prevenção ao uso de drogas, promoção da empatia e no fortalecimento de vínculos entre escola, família e comunidade.

As aulas são ministradas por policiais militares capacitados, que acompanham os alunos em encontros semanais. Mais do que alertar sobre os riscos das drogas e da violência, o programa ensina habilidades para a vida, como autocontrole, empatia, tomada de decisões responsáveis e fortalecimento dos laços familiares e escolares.

Entre os objetivos do Proerd, está o ensino de boas estratégias de tomada de decisão, que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades que permitam conduzir as próprias vidas de maneira segura e saudável.

As estratégias são voltadas à capacitação do jovem para fazer escolhas saudáveis e livres do abuso de drogas, violência e de outros comportamentos perigosos. A iniciativa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.