As atividades da 58ª Semana Cassiano Ricardo vão compor a programação da 11ª edição da Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), que será realizada no Parque Vicentina Aranha desta sexta-feira (28) até o próximo domingo (30).
Com curadoria do jornalista Júlio Ottoboni, as mesas de debates com os convidados especiais serão no sábado (29), a partir das 9h30. A lista inclui a doutora em literatura Andrea Barros, os fotógrafos Mário Lúcio Sapucahy e Ricardo Martins, além dos jornalistas Ubiratan Brasil e Regina Helena Paiva Ramos.
Às 18h30, ocorrerá a entrega do Troféu Cassiano Ricardo a Ricardo Martins e Andrea Barros. O evento, que incentiva a literatura, é uma homenagem ao poeta, jornalista e ensaísta joseense Cassiano Ricardo.
O Parque Vicentina Aranha fica na Rua Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Ady Anna. Whatsapp para tirar dúvidas: (12) 99740-4427.
Programação
9h30 | Andréa de Barros – Uma Aventura Machadiana em Moscou e os Caminhos da Literatura Brasileira
10h30 | Ubiratan Brasil – O Resgate dos Grandes Nomes da Literatura Brasileira
11h30 | Regina Helena Paiva Ramos – A Mulher na Imprensa e na Literatura Brasileira
13h30 | Ricardo Martins e Mário Lúcio Sapucahy – Fotografia: O Retrato do Planeta + palestra, exibição e debate com os fotógrafos de natureza e meio ambiente
16h | Ricardo Martins – Expedição Yanomami + lançamento do livro Os Últimos Filhos da Flores + exibição de documentário
18h30 | Entrega do troféu Cassiano Ricardo
Convidados
Ricardo Martins
Jornalista diplomado, fotógrafo e documentarista, nascido em São José dos Campos. Depois de Cassiano Ricardo, é o segundo joseense a receber o prêmio Jabuti, conquistado em 2012 na categoria de melhor fotografia pelo livro A Riqueza de um Vale. Considerado um dos melhores fotógrafos de natureza do Brasil, com trabalho reconhecido internacionalmente. Autor e editor de 15 livros fotográficos. Na televisão, co-produziu e apresentou a série Instinto Fotográfico, exibida pela TV Cultura em 2022. Também comandou as séries Aventura Fotográfica, com edições na Itália, no litoral brasileiro e na Amazônia, sendo esta última indicada ao prêmio de melhor performance no Rio Webfest, o maior festival de webséries do mundo.
Ubiratan Brasil
É formado em jornalismo pela USP. Iniciou a carreira em 1985, tendo trabalhado na revista Placar, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo. Ingressou no jornal O Estado de S. Paulo em 1994. Foi editor do Caderno 2 entre 2011 e 2023, período em que cobriu Oscar, Flip e Feira do Livro de Frankfurt, entre outros. Participa do Canalteatromf e é um apaixonado por musicais. É considerado uma referência dentro do jornalismo diário, em particular pelo desempenho profissional e meticuloso, dando novas formas e abordagens aos temas culturais, em particular no segmento da literatura nacional.
Andrea de Barros
É doutora em literatura pela Unicamp e tem estágio no Instituto de Literatura Mundial Máximo Gorki, em Moscou. Publicitária de formação, ingressou no universo literário, no qual é mestre em literatura e crítica literária pela PUC, especialista em leitura e produção de texto na Unitau. Recebeu várias premiações e é autora do livro Machado de Assis na Rússia: um Percurso sobre a Recepção Crítica da Obra Machadiana em Solo Russo, entre 1960 e 2010. É professora universitária e coordenadora auxiliar do curso de letras na UNIP (campus São José dos Campos). Desde 2018, organiza eventos literários no ambiente acadêmico.
Regina Helena Paiva Ramos
É jornalista diplomada pela Fundação Cásper Libero e autora de diversos livros, tendo uma atuação destacada entre as mulheres pioneiras na imprensa paulista e dentro da literatura nacional. Em 7 décadas de atuação no jornalismo em diversos jornais na mídia impressa e televisiva, sempre foi uma referência. Aos 94 anos, continua em plena atividade e é autora do recém-lançado livro Mulheres Jornalistas, A Grande Invasão, Isso é Definitivo?, As Duas Noras, além da publicação Mata Atlântica – Vinte Razões para Amá-la e o recente Vento Endiabrado. Conheceu pessoalmente Cassiano Ricardo e foi amiga de diversos intelectuais e escritores, como Renata Pallottini, Hilda Hilst, Lygia Fagundes, Paulo Dantas e Paulo Bonfim.
Mário Lúcio Sapucahy
É geógrafo formado, com doutorado e mestrado na área, além de ser fotógrafo profissional há mais de 35 anos, com participação na imprensa regional e nacional e com várias expedições e viagens por diversos pontos do território nacional e do planeta, registrando ecossistemas e formações geológicas e populações, além de aspectos culturais. Foi o primeiro fotógrafo profissional brasileiro a subir e registrar a Pedra da Mina, um dos maciços mais altos do Brasil. Foi professor universitário. É escritor com diversas publicações literárias e científicas.
